A CRISE DO CORONAVÍRUS E O PROTAGONISMO DO ENSINO SUPERIOR NA NOVA ONDA DE INOVAÇÃO: O CASO DA PARCERIA ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E A GOOGLE FOR EDUCATION 

Nota Técnica – Wendell Cristiano Lepore

 

RESUMO

Presenciamos nos últimos meses o agravamento da crise do coronavirus – COVID-19. A proposta desta nota técnica é trazer uma breve reflexão sobre o setor de educação que rapidamente encontrou alternativas para a nova realidade imposta.

 

Nota Técnica

Um dos principais economistas do século XX, Joseph Alois Schumpeter (1883 – 1950) revolucionou o pensamento econômico, principalmente em relação à teoria do crescimento econômico. 

Dentre as principais contribuições de Schumpeter está a das cinco ondas. Para o autor, a destruição criadora materializa-se em ciclos econômicos, nos quais as ondas de inovação surgem e desaparecem. As duas primeiras ondas corresponderam aos períodos da 1ª e da 2ª Revoluções Industriais. A 3ª e a 4ª ondas, que ocorreram entre 1900 e 1990, tiveram seus pilares de inovação nos setores automotivos, petroquímico, eletrônico e aviação. Considerando a pensamento Schumpeteriano, estamos, atualmente, vivendo o final da 5ª onda (1990 – 2020), que consiste na leva de inovação centrada nas redes digitais, softwares e novas mídias. 

O cenário atual aponta para o início de uma nova onda de inovação, tendo a sustentabilidade como um dos principais pilares competitivos, gerando valores econômicos, sociais e ambientais.

Em 2020, o mundo está exposto a uma pandemia do coronavirus – COVID-19, o que afetou diretamente as rotinas das pessoas, dos governos e das empresas. 

É o caso de setores como a aviação. No Brasil, a Latam indicou a redução de 70% no número vôos; inúmeros foram cancelados. Hotéis de importantes cidades turísticas optaram por implantar o programa de férias coletivas para os funcionários, em face da baixa procura nas hospedagens. O Rio de Janeiro, por exemplo, está com 60 hotéis totalmente fechados.

Cabe destacar, porém, que muitas organizações, antes mesmo da crise do Coronavirus, buscavam fazer importantes e corretas leituras do mercado. Elas procuravam combinar os recursos existentes com as inovações emergentes, aliando-se a parceiros estratégicos para gerar soluções criativas. Quando a crise do coronavírus explode, estes projetos e parcerias estratégicas mostram a sua enorme oportunidade e potencialidade. 

Podemos citar como bom exemplo a parceria entre as instituições de ensino e a Google for Education. Trata-se de um serviço lançado pela Google em 2007, que conta com mais de 70 milhões de usuários, entre alunos, professores e funcionários de instituições de educação escolar básica, técnica e de ensino superior, privadas ou públicas, em cerca de 190 países.

A parceria consiste na criação de emails institucionais google para alunos e professores, programas de formação para professores e utilização de todas as ferramentas disponíveis no G Suíte. Neste, é possível criar salas de aula privativas (classroom) a fim de postar materiais e criar atividades específicas em um só lugar, conectando alunos e professores, via e-mail, bate-papo e videoconferência para até 250 pessoas, utilizando edições colaborativas de documentos, planilhas e apresentações em tempo real. 

Diferença entre o G Suite for Education e o G Suite Basic?

 
G Suite for Education
G Suite Basic
Custo
Gratuito
Tarifa por usuário
Google Sites
100 GB
10 GB + 500 MB por número de usuários pagos
Armazenamento do Google Drive, Gmail e Google Fotos
Ilimitado
30 GB
Google Vault
Gratuito
Tarifa complementar de US$ 5 por usuário ou incluída no upgrade para o G Suite Business ou G Suite Enterprise

 

Fonte: https://gsuite.google.com.br/intl/pt-BR/products/meet/. Acessado em 11 abr.. 2020.

 

Trata-se de um novo modelo, que transcende os ambientes físicos das instituições de ensino, mas que estão alinhados às principais competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, no que tange: 

  1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade;
  2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade;
  3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais;
  4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital – para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo; 
  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva; 
  6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que possibilitem aos alunos entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade;
  7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender idéias, pontos de vista e decisões comuns;
  8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional;
  9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação;
  10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação

Alinhado a estes cenários, em 17 de março de 2020, o Ministério da Educação publicou a Portaria 343, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. A portaria autoriza, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino. Ou seja, estamos presenciando o surgimento do novo ciclo econômico. 

 

Considerações Finais

O setor de educação pode estar na vanguarda dessa nova onda de inovação. A imposição do distanciamento – como ocorre no mundo inteiro, incluindo, é claro, as sete cidades do Grande ABC Paulista, que adotaram a prorrogação da quarentena para conter o avanço do novo coronavírus até 22 de abril, conforme determinação do Governo do Estado de São Paulo – abre espaço para os avanços das novas soluções tecnológicas. A parceria estratégica das instituições de ensino e a Google, por meio da Google for Education, simboliza uma mudança no status quo no cenário educacional. Com isto , é possível a  utilização de ferramentas alinhadas com práticas pedagógicas contemporâneas, com o uso de um conjunto de metodologias ativas que valorizam a autonomia e o protagonismo do aluno. 

1 “Schumpeter: inovação, destruição criadora e … – InfoMoney.” https://www.infomoney.com.br/colunistas/terraco-economico/schumpeter-inovacao-destruicao-criadora-e-desenvolvimento/. Acessado em 9 abr.. 2020.
 2 “A crise é enorme”, diz presidente da Latam no Brasil | EXAME.” 17 mar.. 2020, https://exame.abril.com.br/negocios/a-crise-e-enorme-diz-presidente-da-latam-no-brasil/. Acessado em 9 abr.. 2020.
3 “Coronavírus: sem turistas, hotéis do Rio fecham as portas e ….” 3 abr.. 2020, https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2020/04/03/sem-turistas-hoteis-do-rio-fecham-as-portas-por-pandemia-e-milhares-podem-perder-emprego.htm. Acessado em 9 abr.. 2020.
4 “o Caso do Google Suite For Education – UEL.” http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/download/32320/pdf. Acessado em 11 abr.. 2020.
5 “EDUCAÇÃO É A BASE – BNCC – Mec.” http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acessado em 9 abr.. 2020.
 6 “PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020 – DOU.” 18 mar.. 2020, http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acessado em 9 abr.. 2020.
 7 “Prefeitos do Grande ABC definem ações conjuntas dos ….” 7 abr.. 2020, http://consorcioabc.sp.gov.br/noticia/4339/prefeitos-do-grande-abc-definem-acoes-conjuntas-dos-municipios-contra-pandemia-de-covid-19. Acessado em 9 abr.. 2020.

______

Wendell Cristiano Lepore. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu (2000), mestrado em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul (2006) e pós-graduação em Formação de Docentes para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Assunção (2006). Atualmente é professor na Universidade São Judas Tadeu, lecionando disciplinas na área da administração. Especialista na elaboração de Plano de Negócios e Projetos de PD&I para captação de recursos pela FAPESP – Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e Desenvolve SP.

Facebook Comments Box