De acordo com o manual de Frascati, “incluem o trabalho criativo desenvolvido de forma sistemática, aumentando o campo dos conhecimentos, incluindo o conhecimento do homem, da cultura e da sociedade e a utilização desses conhecimentos com o intuito de criar novas aplicações.”
As atividades de P&D, ainda que realizadas por setores distintos, apresentam algumas características comuns, que são elas:
- Estas atividades podem ser dirigidas para objetivos gerais, tanto como objetivos específicos;
- Ela é sempre orientada a novas descobertas, que podem ser fundamentadas em conceitos ou hipóteses originais;
- Esta atividade apresenta uma incerteza quanto ao resultado final (existe uma dúvida a ser respondida);
- Para a realização desta atividade é necessário o planejamento prévio desta, bem como a definição de quais modalidades de financiamento necessários para a sua execução;
- Os resultados desta atividade são “supostos a serem livremente transferidos ou negociados em um mercado”;
- Para ser apontada como uma atividade de P&D, esta deve ser: inovativa, criativa, incerta, sistemática, transferível e/ou reprodutível.
Ainda de acordo com o manual de Frascati, a expressão P&D compreende três atividades: pesquisa fundamental (básica), pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental:
- Pesquisa fundamental (básica) compreendem os trabalhos teóricos ou experimentais inicialmente desenvolvidos para a obtenção de novos conhecimentos sobre os fundamentos tácitos de fenômenos e fatos perceptíveis, não tendo como objetivoqualquer tipo de aplicação ou uso.
- Pesquisa aplicada também é um trabalho original cujo objetivo é a aquisição de um novo conhecimento, porém este trabalho diferentemente da pesquisa fundamental, tem como objetivo uma aplicação ou fim específico.
- Desenvolvimento experimental é um trabalho sistemático fundamentado nos conhecimentos existentes adquiridos pela pesquisa e / ou experiência prática, o qual é orientado para a produção de novos materiais, produtos ou dispositivos, para instituir novos processos, sistemas e serviços, ou para melhorar essencialmente aqueles já gerados ou inseridos.
Segundo o manual de Oslo, todas as atividades de P&D que são desenvolvidas e financiadas pelas empresas podem ser consideradas como atividades de inovação.
Referências
OCDE. Manual de Oslo: diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. Publicado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), 3ª edição, 2006.
OCDE. Guidelines for Collecting and Reporting Data on Research and Experimental Development. Organization for Economic Co-operation and Development (OECD). Paris, 2016.
Deixar um comentário